Coordenador : Daniel Arruda Nascimento
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 389259.2206.198909.07022023
Departamento/Setor: MDI
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Discentes, servidores administrativos e docentes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito do Instituto de Ciências da Sociedade de Macaé, bem como dos demais cursos oferecidos na Cidade Universitária de Macaé, especialmente na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos, e dos cursos oferecidos pelo Instituto Federal Fluminense, localizado na Rodovia Amaral Peixoto. Espera-se, para este ano, ampliar a experiência para abranger outros públicos externos da comunidade de Macaé.
Local de atuação: Município de Macaé, Cidade Universitária de Macaé, Lagoa de Imboassica.
Objetivo
Geral Oferecer a cultura e a prática esportiva da canoa polinésia à comunidade acadêmica da cidade universitária de Macaé, contribuindo para o cultivo da saúde física e mental dos participantes. Específicos 1. Oferecer a cultura e a prática esportiva da canoa polinésia à comunidade acadêmica da cidade universitária de Macaé; 2. Contribuir, por meio das remadas regulares, na promoção da saúde física e mental dos participantes interessados; 3. Promover a sociabilidade dos participantes entre si e torná-los mais sensíveis ao convívio comunitário no campus universitário; 4. Desenvolver o sentimento de pertencimento à cidade de Macaé, através do contato com as suas belezas naturais e da prática de um esporte originário ancestral; 5. Produzir os relatórios parciais e finais correspondentes ao projeto proposto, compreendendo relato de experiência dos participantes; 6. Produzir material de divulgação sobre a experiência e os benefícios da prática da canoagem para a saúde física e mental.
Resumo
Tem o projeto proposto o objetivo de oferecer a cultura e a prática esportiva da canoa polinésia à comunidade acadêmica da Cidade Universitária de Macaé, contribuindo para o cultivo da saúde física e mental dos participantes. A canoa polinésia, ou havaiana, pertence a uma cultura milenar oriunda do conjunto de ilhas no sul do Oceano Pacífico, de formação vulcânica e coralina, de população indígena, que recebeu o nome grego de Polinésia, hoje colonizadas pelos Estados Unidos, França, Nova Zelândia e Chile. É notório como as práticas esportivas são comumente oferecidas às comunidades acadêmicas universitárias no gradiente da extensão universitária. Uma atividade extensionista é aquela que promove a difusão criativa com base na experiência ou ideias promissoras, expande na direção da comunidade popular e se enriquece na arte do encontro. Uma atividade física frequente, especialmente as atividades aeróbicas, traz uma série de benefícios à saúde física e mental de quem as pratica, desde o condicionamento físico e o aumento da capacidade cardiorrespiratória à redução do estresse e da ansiedade, favorecendo ainda a empatia, o entrosamento e a sociabilidade. Aproveitando-se da interação com as características geográficas e as belezas oceânicas da cidade de Macaé, abundantes em sua costa e em suas lagoas, terão os participantes a possibilidade de estabelecer reflexões sobre o seu lugar no mundo.